terça-feira, 26 de agosto de 2014

O conceito pré-formado de que a “Matemática é difícil”

Considerado que a reprovação em número significativo na disciplina de Matemática é aceito com
insatisfação pela comunidade escolar, é importante fazermos algumas reflexões sobre o fracasso
do aluno na disciplina, levando em conta a justificativa de que "matemática é difícil".
Apesar da importância associada à Matemática, esta é considera uma disciplina de difícil
aprendizagem. Silveira (2002), explica que existe um sentido pré-constituído evidenciado na fala
dos alunos de que a matemática é difícil. A autora realizou um levantamento junto a professores
de Matemática, no qual verificou que para estes essa disciplina precisa tornar-se fácil, o que
pressupõe que ela seja difícil. Estes identificam na voz do aluno que ela é considerada chata e
misteriosa, que assusta e causa pavor, e por conseqüência, o aluno sente medo da sua dificuldade
e vergonha por não aprendê-la. Como resultado de tantos sentimentos ruins que esta disciplina
proporciona ao aluno, somado ao bloqueio em não dominar sua linguagem e não ter acesso ao seu
conhecimento vem o sentimento de ódio pela matemática. Ódio, porque ela é difícil.


para saber mais acesse...http://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22005/JoseAugustoFlorentinodaSilva.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário